Ganhando massa muscular em qualquer idade.



              Outro dia, um amigo me perguntou se na idade dele (60 anos) ainda era possível ganhar massa muscular. Ele disse que notava que o corpo reagia bem ao treinamento com pesos, e que estava muito satisfeito com os ganhos obtidos no período de 2 anos de treino regular.
          Certamente este é um comentário incomum. Frequentemente ouvimos pessoas se queixando que a massa muscular esta diminuindo com o passar dos anos, que algumas regiões do corpo estão ficando flácidas e que as atividades do cotidiano, como sentar e levantar ou
carregar um pacote pesado, parecem ficar mais difíceis. Mas então, é ou não é possível ganhar massa muscular com o passar do tempo? A resposta é sim! Com o passar do tempo, todos nós começamos a perder massa muscular em um processo chamado sarcopenia, no entanto, por mais que a degradação esteja aumentada, ainda assim é possível aumentar a síntese de proteínas, e é o balanço entre síntese e degradação que vai determinar se o indivíduo ganha ou perde massa muscular. Dentre os fatores que regulam estes processos, estão:

Treinamento com pesos - aumenta a síntese;
Refeições feitas ao longo do dia - dependendo da composição da dieta, podem tanto aumentar a síntese de proteínas, quando reduzir a degradação.

No entanto, vejo que no caso que vimos acima, o principal fator que determina os bons resultados deste indivíduo, é a regularidade. É muito comum vermos pessoas reclamando que fazem exercícios e se alimentam corretamente, porém, quando vamos dar um a olhada mais de perto, descobrimos muitas falhas comportamentais com relação aos exercícios e a alimentação. Muitas pessoas não encaram a rotina de exercícios com a disciplina e seriedade que este merece. Qualquer compromisso pode ser encaixado na hora reservada para os exercícios. Uma chuva, ou qualquer outro contratempo é um bom motivo para não ir à academia. E é por conta deste tipo de comportamento, que estas pessoas não conseguem extrair bons resultados da atividade física praticada. Ainda, quando questionadas a respeito da alimentação, é comum ouvirmos: Eu me alimento muito bem, minha alimentação é muito saudável! Mas ai eu pergunto: quem faz a sua dieta? E a resposta: Eu mesmo! Não podemos assumir que estamos aptos a fazer um dieta, ainda mais quando temos um objetivo bem definido, como é o de ganhar massa muscular, ou reduzir o percentual de gordura, mantendo a massa muscular já existente. A distribuição dos nutrientes em uma dieta deve ser equilibrada e feita de maneira individualizada, ou seja, deve ser calculada exclusivamente para cada um de nós de acordo com nossas rotinas e necessidade. Portanto, quando realmente queremos alcançar um resultado específico, precisamos procurar os especialistas de cada área, e nos dedicar para atingirmos nossas metas com disciplina e determinação. Só assim será possível obter sucesso.

5 comentários:

  1. É O QUE ESTOU PRECISANDO NO MOMENTO,
    GANHAR MASSA MUSCULAR, PRECISO DE ORIENTAÇÃO E AGUARDO SUA POSTAGEM.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente ñ aceito essa nomenclatura de perda de massa muscular,porquê,vc ñ perde massa muscular e sim a tonicidade muscular,pois,os músculos estarão lá,os mesmos agora a tonicidade é que vc ganha ou perde.Me corrijam se eu estivewr errada.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    obrigado pelo seu comentário!

    Para entendermos estes conceitos, vamos tentar por outro caminho. O treinamento com pesos crônico, promove várias adaptações no músculo esquelético, e dentre elas merece destaque a hipertrofia muscular(aumento do tamanho dos músculos, ou ganho de massa muscular). Quando treinamos com sobrecarga, vários processos celulares e moleculares são disparados dentro da célula muscular, que vão levar a construção de mais proteínas contráteis para suprir esta nova demanda. Desta forma, ganha-se massa muscular, pois o volume dos músculos são aumentados. Porém, o tecido muscular é um tecido metabolicamente muito ativo, e o custo energético para sua manutenção é alto. Por isto é preciso que o estímulo mecânico esteja presente para a manutenção daquele volume muscular. Uma vez que o estimulo mecânico é retirado, o corpo inicia um processo de degradação de proteínas musculares, que leva a redução do tamanho dos músculos e portanto, perde-se massa muscular. Este processo de degradação, começa a ficar mais acelerado a partir de uma determinada idade, processo este conhecido como sarcopenia (ver texto).

    Espero ter ajudado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo, durante cerca de 1 ano perdi 12 quilos. Tenho 61 anos e 1,50m ( sexo feminino).Estou agora com 58k e me sinto bem.Faço hidroginástica,Tai-chi e meditação ( sou acupunturista). Sinto que não só afinei, mas certos músculos "sumiram"!!!! Tenho em casa alguns pesos e a faixa elástica e comecei a usá-los quase que diariamente.Acha que essas medidas podem me fazer crescerem mais um pouco os músculos e enrigecer outros? Grata e um abraço.Denise Conte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, é um prazer recebê-la no blog.

      Inicialmente, gostaria de parabenizá-la por sua conquista. Sei que perder esta quantidade de peso requer privações e muita força de vontade.

      Com relação à massa muscular, esta sim vai gradativamente sendo perdida ao longo da vida, se não tomarmos as medidas preventivas. Dentre elas, nenhuma é melhor do que a musculação! A hidroginástica o Tai-chi e a meditação, são importantes na composição do bem estar físico e mental. A faixa elástica ajudará pouco, se não houver um aumento gradativo na resistência. O mesmo serve para os pesos. Para que o treinamento seja eficiente, é preciso que a sobrecarga seja aumentada progressivamente em um programa de treinamento bem elaborado.

      Minha sugestão é que procure uma academia com bons professores, que poderão montar este programa específico para você e te ensinar a técnica correta dos exercícios.

      Um abraço,
      Marcelo L Leal.

      Excluir