MELHORE SEUS RESULTADOS TRAÇANDO METAS


          Olá pessoal, neste texto quero destacar a importância de traçarmos metas de curto e longo prazo para alcançar o que desejamos, e ainda, como as informações a respeito dos aspectos que envolvem o treinamento podem ajudar a atingir nossas metas.



            
           Para uma pessoa que corre 10k, correr a meia maratona pode ser um sonho se encarada somente como o desejo de percorrer esta distância algum dia, ou uma meta, se planejada detalhadamente. Para isto, é necessário que sejam colocados no papel objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: vou correr a meia maratona dentro de 1 ano, aumentando minha distância em 1k por mês. Neste exemplo, existe uma meta bem definida que é correr a meia maratona dentro de 1 ano (médio prazo), aumentando 1k por mês (curto prazo). Este já é um bom começo para trabalhar rumo a um objetivo. Porém, para que isto aconteça de forma adequada, as variáveis do treinamento e estratégias nutricionais, precisam estar bem alinhadas.
            A rotina diária (treinamento; o que, quanto e quando comemos; quantas horas dormimos; quantas horas trabalhamos, etc.) gera uma grande quantidade de informações valiosas, que geralmente não damos a devida importância. Um registro detalhado de treino, um período de descanso bem planejado, e até o conhecimento de possíveis desequilíbrios – posturais e/ou musculares – detectados em uma avaliação física, podem nos aproximar cada vez mais do que traçamos como objetivo.
            Por outro lado, se não fazemos nenhum tipo de controle, os problemas podem começar a aparecer. Por exemplo, se treinamos em excesso, podemos entrar em um estado conhecido como overtraining que é caracterizado por fadiga generalizada, inaptidão para treinar, perda de apetite, insônia, dentre outros efeitos. Além disto, o excesso de treinamento sem um período de recuperação apropriado aumenta o risco de lesões, o que acaba nos afastando ainda mais das nossas metas.    
            Portanto, fique atento às informações que o seu dia lhe traz, e principalmente as que o seu corpo lhe dá. Ter o máximo de informação registrada a respeito do treinamento, alimentação e sobre como o seu corpo reage a tudo isto, pode fazer toda a diferença no processo de preparação para a obtenção dos objetivos traçados.  
            Ai vão cinco dicas importantes que podem ajudar a quebrar algumas barreiras:
1.      Trace metas (possíveis) de curto e longo prazo;
Ex. correr 5k; correr 10k; correr a meia maratona; etc.

2.      Faça um registro diário de suas atividades;
Ex. anote quanto tempo você correu; a que velocidade correu; qual foi sua freqüência cardíaca média; em que período do dia você fez esta atividade; etc. etc.
·         Quanto mais informação, mais fácil de detectar e corrigir possíveis problemas.

3.      Planeje com um profissional de Educação Física os meios para atingir determinada meta;
·         A periodização do treinamento (como o treinamento deve evoluir em um determinado período de tempo) e a regularidade são dois aspectos chave para alcançar uma meta.

4.      Use o combustível certo;
·         Nosso corpo trabalha como um motor e terá maior ou menor rendimento dependendo da quantidade e do tipo de alimento que ingerimos. Consulte um nutricionista esportivo e veja quais as melhores estratégias para aumentar o seu desempenho de acordo com o seu estilo de vida.

5.      Descanse o suficiente
·         Não pense que treinar mais e mais forte de domingo a domingo é o que trará os melhores resultados. O treinamento inicia um processo de quebra no organismo e é durante a recuperação que as adaptações promovidas pelo treino acontecem. Portanto, assim como o treino, a recuperação também precisa ser planejada para que o corpo tenha tempo de se recuperar para uma nova demanda, que poderá ser mais forte ou mais fraca que a anterior. 


Um abraço a todos,


Prof. Marcelo Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário