ANABÓLICO ÔMEGA-3?

Estudos recentes mostram que a suplementação com ômega-3, amplifica a capacidade anabólica muscular, disparada pela ação de nutrientes e hormônios. O processo anabólico muscular é um processo complexo que envolve a ativação de várias proteínas dentro da 
célula. Dentre estas proteínas, merecem destaque a mTOR e p70S6K, que quando ativadas aumentam a capacidade de síntese proteica muscular. Visto que a massa muscular esta sob o controle dos processos de síntese (anabólico) e degradação (catabólico) que ocorrem constantemente nos músculos, desequilibrar esta balança a favor da síntese é um fator decisivo na construção e/ou manutenção da massa muscular. Algumas estratégias já são conhecidas pela capacidade de aumentar a síntese proteica e consequentemente a massa muscular (ex. musculação; ingestão de proteínas e/ou aminoácidos em quantidades suficientes). Porém, mais nova é a descoberta que a ingestão de ômega-3 pode amplificar este processo; é o que mostram os estudos de Gordon Smith da escola de medicina da Universidade de Washington. 


Os resultados de Gordon mostram que 8 semanas ingerindo diariamente 4 gramas de ácidos graxos presentes no ômega-3 (EPA e DHA), amplificaram de maneira significativa os efeitos anabólicos promovidos por aminoácidos e insulina, tanto em indivíduos jovens quanto em idosos. Tendo em vista que o envelhecimento provoca uma resistência muscular ao anabolismo além de uma perda natural de massa muscular, estes resultados são promissores quando pensamos em retardar os efeitos indesejados do envelhecimento associando isto ao treinamento com pesos.

Sabe-se que a musculação é capaz de aumentar a síntese proteica. Também é conhecido que a importante ingestão pós treinamento de nutrientes que elevam as concentrações de insulina (ex. açucares simples) e disponibilizam aminoácidos para os músculos (ex. whey protein), promovem aumentos adicionais de síntese em um momento popularmente conhecido como janela de oportunidade. Neste cenário, os resultados dos estudos com a suplementação de ômega-3 geram novas possibilidades de investigação envolvendo o uso desta suplementação pós treinamento.

Embora os mecanismos precisos de ação do ômega-3 sobre a síntese proteica ainda não tenham sido elucidados, foram observados aumentos significativos na ativação das proteínas mTOR e p70S6K reforçando o importante envolvimento desta via sobre a modulação da massa muscular. 

Referências:
Smith, G. I., Atherton, P., Reeds, D. N., Mohammed, B. S., Rankin, D., Rennie, M. J. and Mittendorfer, B. (2011) Dietary omega-3 fatty acid supplementation increases the rate of muscle protein synthesis in older adults: a randomized controlled trial. Am. J. Clin. Nutr. 93,402–412

Smith GI, Atherton P, Reeds DN, Mohammed BS, Rankin D, Rennie MJ, Mittendorfer B. (2011) Omega 3 polyunsaturated fatty acids augment the muscle protein anabolic response to hyperaminoacidemia-hyperinsulinemia in healthy young and middle aged men and women. Clin Sci (Lond). Sep;121(6):267-78.

Nenhum comentário:

Postar um comentário